Não sonhamos coisas impossíveis, sonhamos apenas com a conquista da dignidade de garantir o pão de cada dia com o suor do nosso trabalho e de chegar em casa e não negar o pedido de um filho por falta de recursos. Que o Primeiro de Maio seja um dia para celebrar conquista de direitos
Alvina Rodrigues de Meira
Presidente do SINDSPAM Mongaguá

O SINDSPAM celebra o Dia dos Trabalhadores junto com todos os trabalhadores e funcionários públicos de Mongaguá!

O Dia do Trabalhador, em 1º de Maio, teve início na cidade de Chicago (Estados Unidos da América) no final do século XIX, um tempo após a Revolução Industrial.

Na época, os estadunidenses trabalhavam 12 horas por dia, seis ou sete dias por semana com salários baixos e condições de segurança inexistentes. Até mesmo crianças trabalhavam nessas condições.


Tudo isso culminou nos trabalhadores de Chicago se organizarem e mobilizarem protestos nos primeiros dias de Maio. Infelizmente durante as manifestações, que ocorriam no dia 4 de Maio de 1886 na Praça Haymarket, uma bomba explodiu causando mortes de policiais de manifestantes, e nesse incidente líderes do movimento foram presos e condenados à morte. Mas a data de 1º de Maio passou a ser lembrada pelo o que ficou conhecido como o Massacre de Haymarket, o que consolidaria o dia como o Dia do Trabalhador anos depois.


No Brasil, apenas em 1924 esse dia se tornou um feriado, após decreto do presidente Arthur Bernardes, após pressão popular. Nos anos seguintes, era comum que presidentes como Getúlio Vargas anunciasse alguma lei ou benefício para os trabalhadores, alguns exemplos são: A criação do Ministério do Trabalho, a consolidação das leis trabalhistas pela CLT, reajuste do salário mínimo.